6 ótimas dicas de atividades e brincadeiras para uma boa alfabetização sem sair de casa

alfabetização

A alfabetização é um período essencial para uma boa educação. Afinal, por meio dela, desenvolvemos a leitura, escrita e a comunicação, pessoal e interpessoal. Por isso, uma ótima forma de ajudar os pequenos neste processo é utilizar atividades para alfabetização em casa, suficientes para ajudar durante a estadia na escola.

Mas se você deseja fazer isso e não sabe como, continue lendo este texto onde vou elencar 6 recomendações de brincadeiras e atividades que podem ser essenciais para o seu filho. Boa leitura!

 

Use atividades divertidas na alfabetização

Durante a fase de alfabetização infantil, existem brincadeiras que podem ser usadas para tornar mais fácil e melhor aproveitado também. A principal dica é analisar uma atividade que o seu filho gosta e unir com o ensino das letras.

Ótimas opções são brincadeiras com massinha, pinturas, desenhos ou colorir. Além disso, você também pode fazer uma brincadeira de rimas, sopa de letrinhas ou forca.

 

Ajude o pequeno a se acostumar com as letras

A familiarização com as letras é um processo importantíssimo da alfabetização. Por isso, existem métodos que envolvem sentidos como visão, audição e o tato. Uma ótima dica é escrever as letras, ou fazer um cartaz com cada uma delas, e incentivá-lo a repetir os sons.

 

Incentive seu filho a tocar nas letras

Outra coisa que pode ser utilizada de forma complementar aos jogos de alfabetização é o toque nas letras. Por meio disso, a memória visual e motora das crianças são desenvolvidas também, o que facilita o aprendizado.

 

Estimule a escrita

Dentre as atividades para alfabetizar, estimular a produção textual ajuda muito. Aqui, você pode pedir para que a criança olhe para uma foto ou imagem e escreva sobre o que aconteceu. Assim, você incentiva a criatividade ao mesmo tempo em que fomenta a escrita e a formação de frases, auxiliando no letramento.

 

Imagens agregam valor na alfabetização

Existem muitas atividades de alfabetização para imprimir que você pode usar, já que os recursos visuais são muito importantes nesse momento. Aqui, uma opção é criar um jogo de memória onde cada carta possui uma imagem e um nome, e a criança precisa decorar e repetir.

 

Use o universo lúdico para ensinar a leitura

As práticas lúdicas – que geram diversão à criança – são uma ótima forma de incentivar a leitura. Por isso, você pode fazer diversas brincadeiras que criarão um momento alegre e de muito aprendizado ao mesmo tempo, ajudando na alfabetização e letramento.

Gostou de saber mais sobre as atividades que você pode fazer com as crianças para ajudar neste processo? Então compartilhe esse conteúdo com um conhecido que deseja fomentar o desenvolvimento dos filhos de forma divertida e mesmo fora da escola.

Veja outros assuntos aqui no blog sobre maternidade e siga-nos em nossas redes sociais.

Veja ainda: Saltos de desenvolvimento em bebês

Compartilhe!