Como amamentar o Bebê nos primeiros dias?


O jeito mais confortável de se amamentar o bebê nos primeiros dias com leite materno vai ser adquirido pela mamãe com o tempo.

A melhor maneira de aprender a amamentar seu filho será mesmo no dia a dia, e isso envolve jeito certo de segurar o bebê, como ele vai pegar o peito entre outros fatores. Confira abaixo um pouco mais sobre como amamentar o bebê nos primeiros dias de vida.

 

Sobre a amamentação natural

Antes de tudo, é importante dizer que a amamentação natural com leite materno, é alimentação mais completa que seu bebê necessita pelo menos até os seis meses de idade.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que sempre que possível a criança tenha acesso ao aleitamento materno.

O leite materno é composto por todas as vitaminas, nutrientes e proteínas que são essenciais para um bom desenvolvimento.

Além de trazer muitos benefícios para o bebê, também contribui para a saúde da mamãe, uma vez que a amamentação natural ajuda na prevenção do câncer de mama.

 

Como amamentar o bebê nos primeiros dias?

Para amamentar o bebê nos primeiros dias logo após o parto, certifique-se de estar sentada confortavelmente e com a costa apoiada. É importante que a criança pegue o peito sem que você tenha que ficar envergada.

Então, coloque o seu bebê de lado com a boca dentro de seu peito e apoie seu seio por baixo. Coloque os dedos atrás da aréola do seio para que o bebê possa encaixar bem a boca no bico do seio.

Ajuda também, tocar levemente nos lábios do seu bebê para encorajá-lo a abrir a boca e pegar o peito. Para amamentar abra bem a boca do bebê.

Certifique-se de que a boca do bebê esteja aberta o suficiente (como se você estivesse bocejando), mova o bebê para que ele abocanhe toda a aréola, ou seja, todo o bico.

Às vezes amamentar o bebê nos primeiros dias é bem mais difícil para algumas mamães. Se acaso doer nas primeiras mamadas, é importante suportar a dor até que o recém-nascido comece a sugar e engolir o leite materno sozinho.

Se você sentir muita dor depois que seu bebê mamar e engolir, retire o mamilo e puxe o bebê para trás. E então se lembre de colocar um dedo limpo no meio das gengivas do bebê para que ele não perceba que tirou da mama.

 

Com que frequência o bebê deve amamentar

Um bebê na maioria das vezes mama pelo menos de sete a oito vezes em um período de 24 horas, especialmente nas primeiras semanas de nascimento.

Para saber se o leite está sendo suficiente para o bebê, é só ficar atenta no comportamento da criança. Criança saciada dorme bem e tem maior ganho de peso.

A criança precisa ter pelo menos uma ação intestinal amolecida e amarelada (coco do bebê) a cada dia após a remoção do mecônio inicial (primeira ação intestinal).

Seu bebê deve voltar ao peso de nascimento nas duas semanas de idade. O ganho de peso comum é entre 20 e 30 gramas por dia, ou entre 150 e 210 gramas por semana.

 

Para saber se seu bebê está se alimentando corretamente, analise:

Após amamentar bebê nos primeiros dias, depois de várias sucções iniciais curtas e comuns para estimular o fluxo de leite, o recém-nascido começa a engolir o leite.

A sucção torna-se mais lenta, intensa e rítmica, com períodos de tempo livre entre cada sucção. À medida que a ingestão de alimentos progride, as explosões de sucção são encurtadas e os períodos de tempo livre aumentam. Você pode ouvir ou ver seu bebê engolir.

 

Você pode desenvolver problemas de lactação se:

Se a mãe restringir a quantidade de mamada do bebê isso pode diminuir a lactação, ou seja, quanto mais à criança mamar mais leite materno a mãe vai produzir.

Uma observação para amamentar com conforto é usar roupas confortáveis. Nada muito apertado, principalmente nas primeiras semanas de amamentação natural.

Só desista de amamentar seu filho nos seios em último caso, e mesmo assim, se oriente sobre a alimentação com fórmula infantil. Fale com seu médico, sobre qual a melhor alternativa.

Esse foi o assunto de hoje, sobre como amamentar bebê nos primeiros dias de forma confortável.

Confira outros assuntos sobre amamentação e tudo sobre o mundo maravilhoso da maternidade aqui no meu dia de mãe.

Obrigada e até a próxima!

Compartilhe!