Como cuidar de um recém-nascido: 6 dicas essenciais

como cuidar de um recém-nascido

Como cuidar do recém-nascido com tranquilidade. A coisa mais emocionante para uma mamãe é ter seu bebê e cuidar dele com muito amor e carinho.

Logo após o parto e a alta hospitalar, a mãe chega em casa com seu pacotinho de amor nos braços. E também com a cabeça cheia de dúvidas e receios, afinal é seu primeiro bebê, vamos conferir abaixo como cuidar do recém-nascido sem maiores preocupações, bora a leitura?

 

Como cuidar de um recém-nascido

Aquela criança que foi gerada e amada desde o ventre de sua mãe, agora está toda linda no colo, sendo acariciada, amamentada, trocada, tem ainda a hora do banho, enfim, muitos são os cuidados que se precisa ter com um bebê.

É aí que inicia as dúvidas. Vamos falar de algumas dicas para você mamãe ficar por dentro e assim ficar mais tranquila com essa criança linda que agora está sob seus cuidados.

 

Amamentação com leite materno

Logo após o nascimento ainda na maternidade, muitas mamães já conseguem oferecer ao filho o leite materno.  Isso é perfeito para a lactação, ou seja, quanto antes se iniciar a amamentação mais leite essa mãe pode ter.

O leite materno contém todos os nutrientes, vitaminas e proteínas que são essenciais para o desenvolvimento de um recém-nascido e não somente para a criança, mas para a mãe também.

Amamentar nos seios ajuda a prevenir o câncer de mama entre outros benefícios.

É preciso citar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda sempre que toda mãe quando possível ofereça alimento materno pelo menos até o sexto mês de vida do bebê e se puder estender até os dois anos de idade é perfeito.

VEJA TAMBÉM: Como amamentar o bebê nos primeiros dias.

 

Cuidados com o umbigo do bebê

Uma questão também preocupante para a mamãe de primeira viagem é como se deve cuidar do umbigo da criança. E para saber como cuidar de um recém-nascido o umbigo é um dos fatores principais.

Normalmente o umbigo do recém-nascido cai logo nos primeiros dez dias. Antes de fazer a troca de fraldas, lave muito bem suas mãos para mexer no bebê sem preocupação.

Após dar banho no bebê, enxugue-o com muito cuidado na região do umbigo. Precisa manter o umbigo dele sempre sequinho. Ao colocar a fralda, dobre-a para que não fique apertando o umbigo.

Com um cotonete ou mesmo uma gaze faça a remoção das secreções que se formam ao redor do umbigo. Tomando esses cuidados em poucos dias estará tudo certinho.

 

Como cuidar de um recém-nascido cortando suas unhas

Para ter mais segurança ao cortar as unhas do bebê é melhor faze-lo enquanto ele dorme. Use tesoura especial para esse ato. Sempre segure a mãozinha da criança com firmeza, para não ocorrer acidentes com a tesoura.

Se puderem cortar as unhas do bebê em duas pessoas fica bem mais fácil, peça para o papai ou alguém mais próximo. Evite deixar as unhas do bebê crescidas, pois ele pode se arranhar com elas.

Opte por fazer o corte arredondado e bem curto. Se quiser também pode passar uma lixa bem fininha nos cantinhos da unha, isso ajuda muito.

 

Assaduras no bumbum da criança

Saber como cuidar de um bebê também inclui ficar atenta as possíveis assaduras na região das fraldas. Para evitar esse tipo de sofrimento desnecessário sempre faça a higienização muito bem.

Na estação do verão as assaduras ocorrem com mais frequência, sempre que possível após o bebê fazer cocô dê um banho nele, e, faça a limpeza com muito cuidado, tirando todos os resíduos de fezes.

Tanto no menino quanto na menina. E se acaso tiver assaduras insistentes, procure o pediatra, ele vai receitar alguma pomadinha apropriada.

Caso a criança esteja com a derme muito avermelhada, deixe-a um tempo sem o uso de fraldas para acalmar a região dolorida.

 

Dando banho no bebê nos primeiros dias

Como é gostoso dar banho na criança, mas nos primeiros dias, no entanto, sempre verifique a temperatura da água antes de colocar o bebê na banheira.

Ao lavar a cabeça da criança, tenha um cuidado especial para não cair shampoo nos olhos e/ou água nos ouvidos dela, pois isso pode causar dores de ouvido.

Apoie a cabeça da criança e se preferir coloque uma fralda na banheira na altura do bumbum para não escorregar o bebê.

Após o banho que deve ser dado utilizando um sabonete apropriado e testado dermatologicamente para bebês. Enxugue-a e coloque as roupinhas, talco no bumbum, algumas mães preferem passar alguma pomada para não ter assaduras.

Essas foram as dicas de hoje para saber como cuidar do recém-nascido. Espero que tenha gostado te convido a conferir outros assuntos e dicas aqui no blog meu dia d mãe e também que nos siga em nossas redes sociais.

Até a próxima!

Compartilhe!