Se você está esperando um bebê e está tendo insônia, confira como melhorar o sono na gravidez. Você só percebe a importância de um sono relaxante quando não consegue dormir o suficiente.
É na fase da gestação que muitas mulheres grávidas são afetadas por distúrbios do sono. Falaremos hoje sobre o que fazer para melhorar o sono na gravidez, tendo em vista que dormir bem é excelente para mamãe e bebê.
Confira abaixo o que fazer para descansar e relaxar durante o sono. Bora conferir o que fazer.
Como melhorar o sono na gravidez
Muito descanso, relaxamento e algumas horas extras de sono, geralmente é recomendado para as gestantes, isso é benéfico para a grávida e o bebê. Até o bebê precisa de horas de descanso para seu desenvolvimento no útero.
Muitas gestantes não consegue ter um sono reparador e é bom saber como melhorar o sono na gravidez.
Existem muitas razões pelas quais especialmente as mulheres grávidas sempre podem acordar à noite ou nem adormecer.
- Quando você adormece, os pensamentos são apenas sobre o bebê e a cabeça simplesmente não consegue descansar.
- A mudança hormonal garante noites sem dormir no início da gravidez.
- O desejo frequente de urinar, mesmo no início da gravidez, não deixa você dormir a noite toda.
- O inchaço dificilmente permite que você encontre uma posição confortável para ter um sono gostoso.
- O bebê chuta e se move exatamente quando você quer dormir.
O corpo feminino sofre muitas mudanças durante a gravidez. A influência dos hormônios e, claro, a criança em crescimento influencia a vida cotidiana e também a hora do sono.
Muitas mulheres grávidas estão cansadas pelo menos durante as fases e dormem muito, no entanto, outras não sabem como melhorar o sono na gestação. Quaisquer que sejam as mudanças na gravidez, a natureza quase sempre pensou em algo.
De quanto sono uma mulher grávida precisa?
A necessidade de sono pode aumentar significativamente durante a o período da gravidez. Na pior das hipóteses, o cansaço é o companheiro constante. Especialmente no último trimestre da gravidez, a fadiga pode aumentar muito.
As possíveis causas da fadiga são: pressão alta, diabetes ou outros distúrbios. E falar com seu médico é necessário.
Que posições deitar para melhorar o sono na gravidez?
A posição correta para dormir é especialmente importante se você quiser relaxar e dormir bem. Isso não é mais tão fácil durante a gravidez – especialmente no terceiro trimestre.
E quanto mais perto da hora do bebê recém-nascido nascer, mais vai ficando difícil encontrar uma posição boa para mãe e bebê.
No entanto, contando que seja confortável, você pode escolher livremente sua posição de dormir.
1. Sono durante a gravidez: de barriga para baixo
Você pode dormir propensa, se for confortável para você. Esta posição não prejudica o bebê, ele fica bem protegido pelo líquido amniótico.
Dependendo da rapidez com que o tamanho da barriga aumenta, essa posição ficará desconfortável para você em algum momento. Nem por si só, nem inconscientemente, durante o sono, pode apertar o estômago para dormir.
2. Para melhorar o sono na gravidez: de costas
Mesmo de costas, você não será capaz de aguentar até o final da gravidez. O peso do abdome pressiona os nervos, os órgãos internos e os grandes vasos, como a veia cava inferior.
Esta é uma das veias mais importantes do corpo e transporta o sangue da parte inferior do corpo para o coração. Ele também suporta os rins na filtragem de substâncias nocivas para fora do corpo.
Se for restringido por um longo período, isso tem as seguintes consequências: O fluxo sanguíneo no seu corpo é restrito e isso não é bom para o bebê.
3. Dormir de lado ajuda a melhorar o sono na gravidez
Para aliviar o estômago e os órgãos internos e encontrar um sono profundo e repousante, você deve adquirir o hábito de dormir ao seu lado, essa é uma posição mais confortável.
Acostume-se cedo, especialmente deitar no lado esquerdo. Nesta posição, a pressão é liberada pela veia cava inferior, o sangue circula livremente e, para você, isso significa: não há mais pernas inchadas pela manhã.
Um travesseiro de amamentação ou muitas almofadas pequenas também ajudam a encontrar e manter uma posição confortável para dormir, apesar da barriga grande.
Espalhe os travesseiros entre as pernas, debaixo do estômago e atrás das costas. Isso retira a pressão dos músculos ao redor dos quadris e da pelve.
4. Além da posição correta, os rituais também podem ajudá-la a ter uma boa noite de sono:
- Mime-se com um banho relaxante antes de dormir.
- Desligue o computador e o smartphone pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama.
- Reveja os eventos do dia antes de ir para a cama ou escreva-os para clarear sua cabeça.
- Não beba muito antes de dormir, para não precisar ir ao banheiro com muita frequência à noite.
- Use seu travesseiro para aliviar a barriga e os músculos.
Se as dicas acima falhar você ainda pode dormir durante o dia, sempre que possível, e faça pequenos intervalos. Uma soneca curta de cerca de 20 minutos pode fazer maravilhas.
As mulheres grávidas que são capazes de fazer isso devem fazer uma pausa durante o dia e tentar dormir por 20 minutos. Isso pode compensar um pouco a falta de sono.
À noite, alimentos leves são importantes o que pode, por sua vez, perturbar o sono. Um banho quente à noite ou outras atividades relaxantes ajudam a mulher a se acalmar e dormir bem melhor.
5. Tomar chás calmantes ajudam
Evite tomar bebida alcoólica, isso é na verdade prejudicial para a mamãe e o bebê.
Tomar chás também ajudam relaxar para ter mais sono, no entanto, se informe quais você pode tomar. Se os distúrbios do sono continuarem a aumentar, o médico deve ser consultado.
Outras medidas calmantes e de alívio incluem fazer um banho com água e salmoura quente e caminhar ao ar livre também é válido.
Mulheres grávidas que já tiveram outras gestações anteriores com problemas para dormir podem fazer treinamento como a ioga. Muitos exercícios de ioga aliviam o corpo e facilitam o sono.
Essas foram às dicas para melhorar o sono na gravidez, espero que você mamãe tenha muito sono e descanse bastante antes da chegada do seu bebê.
Confira outros assuntos e dicas sobre maternidade aqui no meu meudiadmae. Siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!