Como melhorar o sono na gravidez | 5 Posições e Dicas


Se você está esperando um bebê e está tendo insônia, confira como melhorar o sono na gravidez. Você só percebe a importância de um sono relaxante quando não consegue dormir o suficiente.

É na fase da gestação que muitas mulheres grávidas são afetadas por distúrbios do sono. Falaremos hoje sobre o que fazer para melhorar o sono na gravidez, tendo em vista que dormir bem é excelente para mamãe e bebê.

Confira abaixo o que fazer para descansar e relaxar durante o sono. Bora conferir o que fazer.

 

Como melhorar o sono na gravidez

Muito descanso, relaxamento e algumas horas extras de sono, geralmente é recomendado para as gestantes, isso é benéfico para a grávida e o bebê. Até o bebê precisa de horas de descanso para seu desenvolvimento no útero.

Muitas gestantes não consegue ter um sono reparador e é bom saber como melhorar o sono na gravidez.

Existem muitas razões pelas quais especialmente as mulheres grávidas sempre podem acordar à noite ou nem adormecer.

  • Quando você adormece, os pensamentos são apenas sobre o bebê e a cabeça simplesmente não consegue descansar.
  • A mudança hormonal garante noites sem dormir no início da gravidez.
  • O desejo frequente de urinar, mesmo no início da gravidez, não deixa você dormir a noite toda.
  • O inchaço dificilmente permite que você encontre uma posição confortável para ter um sono gostoso.
  • O bebê chuta e se move exatamente quando você quer dormir.

O corpo feminino sofre muitas mudanças durante a gravidez. A influência dos hormônios e, claro, a criança em crescimento influencia a vida cotidiana e também a hora do sono.

Muitas mulheres grávidas estão cansadas pelo menos durante as fases e dormem muito. Quaisquer que sejam as mudanças na gravidez, a natureza quase sempre pensou em algo.

 

De quanto sono uma mulher grávida precisa?

A necessidade de sono pode aumentar significativamente durante a o período da gravidez. Na pior das hipóteses, o cansaço é o companheiro constante. Especialmente no último trimestre da gravidez, a fadiga pode aumentar muito.

As possíveis causas da fadiga são: pressão alta, diabetes ou outros distúrbios. E falar com seu médico é necessário.

 

Que posições deitar para melhorar o sono na gravidez?

A posição correta para dormir é especialmente importante se você quiser relaxar e dormir bem. Isso não é mais tão fácil durante a gravidez – especialmente no terceiro trimestre.

E quanto mais perto da hora do bebê recém-nascido nascer, mais vai ficando difícil encontrar uma posição boa para mãe e bebê.

No entanto, contando que seja confortável, você pode escolher livremente sua posição de dormir.

 

1. Sono durante a gravidez: de barriga para baixo

Você pode dormir propensa, se for confortável para você. Esta posição não prejudica o bebê, ele fica bem protegido pelo líquido amniótico.

Dependendo da rapidez com que o tamanho da barriga aumenta, essa posição ficará desconfortável para você em algum momento. Nem por si só, nem inconscientemente, durante o sono, pode apertar o estômago para dormir.

 

 2. Para melhorar o sono na gravidez: de costas

Mesmo de costas, você não será capaz de aguentar até o final da gravidez. O peso do abdome pressiona os nervos, os órgãos internos e os grandes vasos, como a veia cava inferior.

Esta é uma das veias mais importantes do corpo e transporta o sangue da parte inferior do corpo para o coração. Ele também suporta os rins na filtragem de substâncias nocivas para fora do corpo.

Se for restringido por um longo período, isso tem as seguintes consequências: O fluxo sanguíneo no seu corpo é restrito e isso não é bom para o bebê.

 

3. Dormir de lado ajuda a melhorar o sono na gravidez

Para aliviar o estômago e os órgãos internos e encontrar um sono profundo e repousante, você deve adquirir o hábito de dormir ao seu lado, essa é uma posição mais confortável.

Acostume-se cedo, especialmente deitar no lado esquerdo. Nesta posição, a pressão é liberada pela veia cava inferior, o sangue circula livremente e, para você, isso significa: não há mais pernas inchadas pela manhã.

Um travesseiro de amamentação ou muitas almofadas pequenas também ajudam a encontrar e manter uma posição confortável para dormir, apesar da barriga grande.

Espalhe os travesseiros entre as pernas, debaixo do estômago e atrás das costas. Isso retira a pressão dos músculos ao redor dos quadris e da pelve.

 

4. Além da posição correta, os rituais também podem ajudá-la a ter uma boa noite de sono:

  • Mime-se com um banho relaxante antes de dormir.
  • Desligue o computador e o smartphone pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama.
  • Reveja os eventos do dia antes de ir para a cama ou escreva-os para clarear sua cabeça.
  • Não beba muito antes de dormir, para não precisar ir ao banheiro com muita frequência à noite.
  • Use seu travesseiro para aliviar a barriga e os músculos.

Se as dicas acima falhar você ainda pode dormir durante o dia, sempre que possível, e faça pequenos intervalos. Uma soneca curta de cerca de 20 minutos pode fazer maravilhas.

As mulheres grávidas que são capazes de fazer isso devem fazer uma pausa durante o dia e tentar dormir por 20 minutos. Isso pode compensar um pouco a falta de sono.

À noite, alimentos leves são importantes o que pode, por sua vez, perturbar o sono. Um banho quente à noite ou outras atividades relaxantes ajudam a mulher a se acalmar e dormir bem melhor.

 

5. Tomar chás calmantes ajudam

Evite tomar bebida alcoólica, isso é na verdade prejudicial para a mamãe e o bebê.

Tomar chás também ajudam relaxar para ter mais sono, no entanto, se informe quais você pode tomar. Se os distúrbios do sono continuarem a aumentar, o médico deve ser consultado.

Outras medidas calmantes e de alívio incluem fazer um banho com água e salmoura quente e caminhar ao ar livre também é válido.

Mulheres grávidas que já tiveram outras gestações anteriores com problemas para dormir podem fazer treinamento como a ioga. Muitos exercícios de ioga aliviam o corpo e facilitam o sono.

Essas foram às dicas para melhorar o sono na gravidez, espero que você mamãe tenha muito sono e descanse bastante antes da chegada do seu bebê.

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