Cuidados com os Dentes de Leite da Criança

cuidados com os dentes de leite

O atendimento odontológico para crianças é essencial desde o primeiro dente, mas como ter cuidados com os dentes de leite? Você sabe o é que mais é importante ao escovar os dentes?

E os dentes de leite devem ser limpos imediatamente após comer?

Afinal chiclete sem açúcar é realmente bom para os dentes? Algumas perguntas para se aprofundar.

Os primeiros dentes em crianças são chamados de dentes de leite. Eles são menores e mais brancos que o segundo dente, daí o nome.

Portanto, neste artigo, você aprenderá qual é a função da dentição do leite, como os primeiros dentes de leite devem ser cuidados, quando eles vêm e quando caem.  

 

A função dos dentes de leite

A dentição do leite tem funções diferentes, em primeiro lugar os dentes das crianças são importantes para triturar alimentos.

Ao falar, eles são uma barreira natural para a língua. Eles são importantes para a formação de sons. Portanto, se os dentes da frente estão faltando, isso atrapalha e muito, e nesse caso, a terapia da fala pode ser necessária.

A dentição do leite é um espaço reservado para os novos dentes entre 6 e 12 anos de idade.

Se um dente de leite é perdido devido a cárie ou trauma antes da mudança natural dos dentes, logo isso interfere na dentição permanente.

Os segundos dentes não podem romper em seu lugar correto na mandíbula. Assim sendo, só pode ser corrigido pelo tratamento ortodôntico.

Além disso, os dentes são essenciais para o crescimento da mandíbula. Os dentes de leite perdidos antes de trocar os dentes levam à regressão do osso maxilarO processo de crescimento do bit é interrompido.  

 

Com que idade nascem os dentes de leite?

Não há tempo exato em que os dentes de leite começam a nascer, no entanto, eles devem estar já completos até os dois anos de idade da criança. 

No primeiro ano de vida, os incisivos geralmente aparecem na mandíbula superior e inferior. Portanto, os primeiros dentes passam pelas gengivas, você deve começar o atendimento odontológico de seu filho.

Posição dos dentes de leite Idade inovadora
Incisivos inferiores 6 meses
Incisivos laterais inferiores 7 meses
Incisivos superiores 7,5 meses
Incisivos superiores laterais 9 meses
Molares anteriores 14 meses
Caninos 18 meses
Molares posteriores 24 meses

Logo por volta dos 2 anos de idade, as crianças têm um conjunto completo de 20 dentes.  

 

Quando os dentes de leite caem?

A troca de dentes é individual para cada criança. No entanto, existem valores aproximados em que um dente falho e os dentes permanentes vêm.

Bem, na maioria dos casos, uma troca de dentes começa pela volta dos seis anos de idade. É provável, que os incisivos inferiores médios se soltam e os incisivos permanentes passam pelas gengivas.

O primeiro molar também desliza para dentro da cavidade oral. O primeiro dente molar permanente chega aos 6 anos de idade e, portanto, é chamado de molar de seis anos .

Os dentes de leite caem em duas fases da dentição mista:

  • Fase I da dentição mista: Os novos incisivos e os primeiros molares grandes têm entre 6 e 9 anos de idade.
  • Fase II da dentição errada: Entre o 9º e o 12º ano de vida, ocorrem os pequenos e os segundos molares.

Abaixo um guia para sua orientação.

dentes Idade (orientação) Estágio
Incisivos médios (abaixo) // Primeiros molares grandes 6 a 7 anos Eu
Incisivos médios (em cima) // Incisivos laterais (em baixo) 7 a 8 anos Eu
Incisivos laterais (em cima) 8 a 9 anos Eu
Dentes caninos (parte inferior) // Pequenos molares anteriores (parte superior) 10 a 11 anos II
Pequenos molares frontais (em baixo) // Pequenos molares traseiros (em cima) 10,5 a 12 anos II
Pequenos molares posteriores (em baixo) // caninos (em cima) 11 a 12 anos II
Molares posteriores grandes 12 a 13 anos II

Assim que há dentes permanentes nos dentes do seu filho, use um creme dental para adultos. Isso contém mais flúor, fortalecimento ou esmalte dos novos dentes.  

 

Por que um dente de leite atrasa?

Se o dente de leite do seu filho tarda nascer, você deve procurar informações com um profissional. Pode haver várias razões para isso:

  • Se os dentes chegaram tarde na infância, os dentes permanentes também podem sair atrasados.
  • Em crianças com uma mandíbula pequena, a mandíbula deve crescer primeiro. Então os dentes permanentes têm espaço suficiente para romper.
  • Por fim, se um dente de leite foi removido da boca da criança antes de cair naturalmente, o dente permanente é adiado.

 

Dentição saudável faz bem

Os dentes saudáveis ​​das crianças são importantes para a saúde em geral. É por isso que você deve começar com os cuidados com os primeiros dentes de leite.

A limpeza dentária nem sempre é fácil nas crianças. No entanto, com jeitinho você consegue ensinar a criança a forma correta de escovação.

Dica: Um ritual comum pode ajudar seu filho a se acostumar a escovar os dentes.

Você pode escovar os dentes com escovas pequenas ou seja, apropriada para crianças ou bebês, elas devem ser trocadas a cada 3 meses, o mais tardar.

Infelizmente, a cárie dentária não para nos dentes de leite. Para não dar chance a bactérias nocivas, por isso, o primeiro dente de leite precisa de cuidados!

Mas muitos pais não têm certeza quando exatamente deve começar a cuidar de forma correta a higienização e cuidados com os dentes de leite do bebê.

 

Recomendação para os pais

Então, fica aqui a recomendação, o quanto antes iniciar esses cuidados melhor será. Tudo que é ensinado para a criança ela aprende, invista tempo nessa fase que vale muito a pena.

Dentes sadios e fortes ajudam na mastigação e isso tem um papel importante na saúde em geral.

Em resumo, esse foi o assunto de hoje, e você papai e mamãe deve sempre estar atentos a saúde bucal de seu bebê. Este artigo é resultado de pesquisas e estudos feitos em sites confiáveis, procuramos sempre trazer informações sérias.

Confira outros assuntos e dicas aqui no meudiadmae sobre desenvolvimento de seu filho. Siga-nos em nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos. Obrigada e até a próxima!!

Compartilhe!