Confira atividades para educação infantil 3 anos

educação infantil 3 anos

Você sabia que para cada fase do desenvolvimento infantil as atividades para educação infantil de 3 anos podem fazer muita diferença?

Isso porque as brincadeiras ajudam a ativar a imaginação e a criatividade dos pequenos, além de ajudar a criança a falar!

Mas você sabe quais são as atividades para crianças de 3 anos que podem ajudar seu filho?

A princípio nessa idade as crianças de 3 anos possuem uma coordenação motora boa, e já conseguem expressar melhor seus sentimentos, como alegria ou tristeza.

Dessa forma, é possível explorar com os pequenos atividades de leitura, recortes, brincadeiras que contém música e muito mais.

Vamos a seguir ver 03 maneiras de brincar com seu filho de 3 anos de uma forma que estimule seu desenvolvimento cada dia mais? Confira:

 

03 atividades para crianças de 3 anos

01. Brincadeiras musicais

Que criança não gosta de música? Os brinquedos músicas são os que mais chamam atenção dos pequenos.

E fala sério, não tem coisa mais fofa do que ver os pequenos dançando e sorrindo. Não é mesmo?

Com 3 anos as crianças já conseguem gravar as letras das musiquinhas e até mesmo. A ideia é você ajudar ele aos poucos ir lembrando da letra, e pronto, a diversão está feita.

Ao cantar você estimula o pequeno a falar e treinar as palavras, melhorando cada vez mais seu vocabulário. Pode parecer apenas uma brincadeira, mas ele estará aprendendo.

 

02. Hora da leitura

Se a intenção é deixar a criatividade rolar, ler com o seu pequeno é o ideal.

Crianças amam ouvir história e com o passar do tempo até aprendem a decora-las e contar para os amiguinhos.

Nossa dica é fazer o momento antes da leitura, pois além de criar um laço com a criança, você também irá fazer ele dormir.

Crianças que tem medo de dormir sozinha muitas vezes acabam perdendo esse medo após escutar uma história e muitas vezes até caem no sono.

A princípio toda história tem uma moral, após ler a história converse com a criança para saber o que ela entendeu sobre o conto e explique para ela o que realmente quis ser dito.

 

3. Muitas cores e formas na educação infantil

A partir dos 3 anos é muito comum crianças que frequentam a escolinha aprenderem sobre cores e formas.

As cores podem serem muitas vezes ensinadas por meio das massinhas, as misturas acabam também gerando cores especiais.

Já as formas existem diversos brinquedos de encaixar que ajudam os pequenos se familiarizarem com elas, tornando tudo ainda mais divertido.

Lembre-se de sempre comemorar a cada conquista do pequeno, toda vez que ele acertar a cor ou a forma, vibre e mostre o quão divertido pode ser aprender brincando.

Caso a criança erre, nada de gritar! Busque ensinar novamente e mostre que é normal não saber, mas que uma hora ele irá conseguir.

 

4. Autocuidado desde pequeno

Que tal mostrar para o pequeno que desde cedo é importante escovar dentes? Incentive mostrando como o dente em um ursinho.

Na hora de tomar banho transforme um momento de diversão, deixe o pequeno levar brinquedos para o banho. Isso irá fazer ele sempre querer ir ao banho.

Hoje já há  brinquedos de banheiro que os pequenos podem molhar a vontade e abusar da criatividade.

Espero que tenha gostado das dicas para atividades de educação infantil de 3 anos. Caso você tenha dúvidas ou sugestão, deixe seu comentário.

Te convido a conferir outros artigos aqui no blog meudiadmae. Siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até o próximo artigo.

Até mais!

Compartilhe!