Esfoliante caseiro para o rosto: 5 receitas fáceis

mulher passando esfoliante caseiro no rosto

Mesmo lavando o rosto e usando produtos adequados, há células mortas na pele, e usar um esfoliante caseiro para o rosto pode ajudar muito.

Alguns produtos de limpeza para o rosto acabam não sendo tão eficazes para uma remoção mais profunda na derme. No entanto, a esfoliação ajuda a retirar essa sujeira mais profunda, e também suaviza a textura da cútis.

Para ficar com a pele bonita utilizando um excelente esfoliante caseiro para o rosto que fizemos esse artigo. Portanto, já pega o bloquinho para anotar os ingredientes e como fazer, acompanhe a leitura.

 

Ideias de esfoliante caseiro para o rosto

Confira algumas ideias de esfoliante caseiro para o rosto, e faça você mesma, além de usar ingredientes naturais você faz do seu jeito.

E o melhor com ingredientes naturais, esses esfoliantes são suaves para a pele, além de ser seguros e muito econômico. Além desses benefícios, você pode optar por qual é melhor e que combina com seu tipo de pele.

 

Esfoliação facial para pele seca

Para quem tem a pele seca precisa ter alguns cuidados extras ao fazer esfoliação. Por exemplo, você pode fazer uma esfoliação caseira utilizando uma mistura de mel, azeite e açúcar mascavo.

É preciso considerar que o azeite possui propriedade antienvelhecimento e, além disso, melhora a esfoliação, enquanto o açúcar mascavo ajuda a combater as bactérias ele é perfeito para hidratar a pele.

 

Vamos à receita?

Em uma vasilha, misture uma colher de sopa de açúcar mascavo com uma colher de chá de mel e azeite de oliva.

  1. Misture bem e depois aplique por todo o rosto.
  2. Espalhe suavemente no rosto massageando para cima a partir do queixo, em movimentos circulares por dois a três minutos.
  3. Logo após lave com água morna e depois espirre passe um pouco de água fria para fechar os poros da pele. Faça isso de uma a duas vezes por semana para melhores resultados.

  

Esfoliante caseiro para o rosto com mel e canela

Uma união perfeita para cuidar da pele é a de misturar o mel com canela. Essa potente combinação não só limpará os poros, mas ainda dá mais brilho à derme.

É perfeito para tratar a pele inflamada. Outro benefício ainda é que as propriedades antibacterianas do mel e da canela ajudam a diminuir as rugas.

Anote a receita para fazer:

  1. Misture três colheres de sopa de mel orgânico com uma colher de sopa de canela moída na hora.
  2. Misture bem para fazer até se tornar como um creme.
  3. Use um pincel para fazer a aplicação em todo o rosto. Espalhe com movimentos circulares delicadamente e lave com água fria depois de uns 7 a 8 minutos.
  4. Depois de algumas horas se preferir, lave o rosto e depois é só aplicar o creme hidratante.

 

A canela tem excelentes propriedades antioxidantes. Portanto, os efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos ajudam a reduzir a oleosidade da pele e com isso evitando o aparecimento de cravos e espinhas.

 

Esfoliante caseiro para o rosto com Aloe Vera

Que o Aloe Vera a tão famosa babosa é um presente da natureza todos nós sabemos, quando se trata de cuidados com a pele então, ele é simplesmente maravilhoso.

Perfeito para acalmar irritação na derme e até ajudar a reduzir erupções cutâneas. Além disso, ele é excelente para limpar profundamente os poros.

Ingredientes

  1. Para isso, misture 2 colheres de sopa de gel de babosa com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e 1 colher de chá de suco de limão
  2. Misture tudo muito bem para fazer uma pasta fina e aplique no rosto.
  3. Aplique generosamente no rosto e massageie por quatro a cinco minutos antes de lavar com bastante água fria.

 

Como esfoliar o rosto do jeito certo

Esfoliar a face de forma correta pode ser maravilhoso para a pele do rosto. Pois isso ajuda a desobstruir os poros, abrindo caminho para uma tez mais brilhante, portanto, é excelente fazer isso antes de passar o esfoliante caseiro para o rosto.

Escolha um esfoliante facial certo para o seu tipo de pele ou ainda você pode optar em fazer o seu como ensinamos acima.

Para pele seca, opte por esfoliantes faciais leves com partículas superfinas e ingredientes como açúcar mascavo e óleo de semente de uva.

 

Pele oleosa

Para quem possui a pele mais oleosa ou com tendência a ter acnes, use esfoliantes suaves, como bicarbonato de sódio, aveia, etc., que também ajudam a desobstruir os poros e reduzir a produção de sebo.

 

Pele normal

Para quem tem tipo de pele normal, opte por esfoliantes com partículas finamente bem finas, como açúcar, que absorvem a oleosidade da derme.

Sempre quando for fazer a esfoliação faça com massagens delicadas para não irritar a pele causando vermelhidão e irritação na mesma.

Faça movimentos suaves e circulares, faça de uma a duas vezes por semana já é suficiente para ter uma pele macia do jeito que você deseja.

 

Esfoliante caseiro para o rosto de aveia

A aveia é excelente sendo nutritiva para a alimentação, mas também pode fazer maravilhas em sua pele.

Ela é mais uma alternativa natural, fácil e eficaz de esfoliar a pele suavemente e ajudar a liberar o excesso de sebo dos poros.

Com um esfoliante caseiro para o rosto feito com aveia, ela vai remover o excesso de oleosidade e limpar os poros.

Ingredientes e como fazer:

  1. Misture uma colher de sopa de leite integral e azeite de oliva,
  2. Junte duas colheres de sopa de farinha de aveia e deixe amolecer.
  3. Agora adicione algumas gotas de água de rosas e misture bem.
  4. Esfregue a mistura no rosto, massageando suavemente por dois a três minutos.
  5. Por fim, enxágue com água fria.

 

Esfoliante caseiro utilizando óleo essencial

Mais uma receita para esfoliar o rosto é utilizar óleo essencial. O óleo essencial é muito utilizado na aromaterapia e tem trazido resultados incríveis para rotina de skincare.

O óleos essenciais são indicados para tratar a pele.

Anote a receita:

  1. 1 colher de sopa de óleo de rícino orgânico
  2. 1 colher de sopa de óleo de coco orgânico
  3. ¼ colher de chá ou até 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  4. Junte ainda de 1 a 5 gotas de óleo essencial de limão, de óleo essencial de lavanda, e de 1 a 5 gotas de óleo de cedro por último de 1 a 5 gotas de óleo de olíbano

 

Faça a esfoliação

 Coloque os ingredientes em uma vasilha pequena.

  1. Bata ou misture até incorporar completamente.
  2. Coloque o esfoliante em uma pequena jarra de vidro.
  3. Assim sendo, deixe descansar por alguns dias antes de usar.

 

Como usar o esfoliante

  1. Use na pele seca ou ligeiramente úmida.
  2. Esfregue suavemente todo o rosto com uma pequena quantidade do limpador, evitando a área dos olhos. Massageie suavemente por todo o corpo por cerca de 30 segundos.
  3. Umedeça uma toalha limpa com água bem morna, torça e coloque o pano sobre o rosto.
  4. Deixe que o pano quente vaporize suavemente as impurezas de sua pele por um momento e, em seguida, limpe suavemente o óleo de sua pele com o pano.
  5. Repita – enxágue o pano e passe suavemente no rosto para remover todos os vestígios do limpador – geralmente 3 ou 4 vezes.
  6. Em seguida, seque suavemente o rosto com uma toalha.

 

Essas foram as receitas e dicas para você fazer seu esfoliante caseiro para o rosto. A pele da face é sensível e precisa de cuidados especiais.

Usar alternativas saudáveis em sua pele é o melhor que você pode fazer. Aproveite os benefícios desses ingredientes naturais e tenha uma pele maravilhosamente linda.

Confira também outros assuntos aqui no meudiadmae. Siga-nos em nossas redes sociais e até a próxima.

 

Compartilhe!