Estrias durante a gravidez: como evitar

como evitar estrias na gravidez

O sonho de ter um bebê e se tornar mãe faz parte da vida de muitas mulheres. Mas como evitar o aparecimento de estrias durante a gravidez também é um assunto que interessa muito a essa futura mãe.

No entanto, o tecido conjuntivo no peito, abdômen, quadris e coxas esticam bastante durante a gravidez. E ainda o rápido ganho de peso também pode levar a estiramentos excessivos na pele, conhecidos como as famosas estrias.

Vamos conferir abaixo o que pode ser feito para amenizar as temidas estrias durante a gravidez. Bora conferir o artigo?

 

Como evitar estrias durante a gravidez

A espera do bebê, a organização do enxoval, saber o que vai levar para o hospital na hora de ganhar o bebê e muitas outras coisas faz parte de uma lista que toda mãe tem. Além disso, se sentir bem e bonita é também uma de suas prioridades.

No entanto, algumas alterações na pele podem ocorrer tais como manchas avermelhadas, que mais tarde se tornam nas chamadas estrias.

Muitas vezes essas listras desaparecem após a gravidez, mas nem sempre. Mas, você pode evitar isso com alguns cuidados com a pele.

Quase se pode ter a impressão de que as estrias impopulares fazem parte do “programa obrigatório” de gravidez.

No entanto, enquanto algumas mulheres mostram fortes sinais de alongamento no abdômen, parte inferior, tórax e coxas, outras porém são poupadas e não desenvolvem estrias durante a gravidez.  

 

Dicas de prevenção

  • A partir do quarto mês de gestação, comece a aplicar preventivamente cremes e óleos especiais na pele e nos tecidos todos os dias. Óleo de jojoba, amêndoa e calêndula são particularmente adequados.
  • Você pode massagear para promover melhor a circulação. 
  • Uma dieta rica com vitamina E também suporta a elasticidade do tecido.
  • Para aliviar o tecido conjuntivo da mama, use um sutiã bem ajustado que ofereça suporte suficiente. Banhos frios e massagens suaves também ajudam. Cubra os dois seios com uma mão e depois acaricie suavemente em direção ao mamilo.
  • As veias das pernas também precisam relaxar durante a gravidez. Levante as pernas e tome banhos alternados regularmente para estimular a circulação sanguínea. Evite calçados de saltos altos, se possível. Além disso, usar meias de apoio também traz alívio.

 

Nem sempre tem como evitar estrias durante a gravidez

Não tem como evitar de fato as estrias durante a gravidez. Entretanto, buscamos alternativas de como amenizar. Existem alguns colágenos que ajudam na elasticidade e flexibilidade.

À medida que a circunferência abdominal cresce, a parede abdominal também aumenta. A pele precisa ser esticada conforme o bebê vai crescendo para dar espaço à prole.

Se houver uma expansão excessiva do tecido, aparecerão pequenas rachaduras, que são perceptíveis como listras correndo para baixo a partir do topo da pele.

As estrias são inofensivas do ponto de vista médico, e algumas mães percebem que elas regridem parcialmente após o nascimento da criança.  

 

Massagear pode ser uma alternativa

Massagens são recomendadas para melhorar a elasticidade da pele. Isso ajuda a promover a circulação sanguínea, o que é uma forma de evitar estrias durante a gravidez.

Se desejar, você pode começar a massagear suavemente as áreas afetadas em movimentos circulares já nos primeiros meses de gestação.

Podem ainda ser utilizados óleos especiais para gravidez, bem como óleos convencionais naturais à base de vegetais (por exemplo, óleo de gérmen de trigo). Os óleos ajudam a tornar a pele macia e suave.

Eles também aliviam a coceira em áreas secas. No entanto, se informe antes e faça um teste de sensibilidade para não ter nenhum tipo de alergia.

Essas dicas podem ajudar a deixar a pele mais macia e evitar estrias durante a gravidez que tanto incomodam. Um dermatologista pode indicar quais cremes usar para evitar as estrias durante a gestação.

 

Não deixe de ver: Esfoliante caseiro para o rosto
Veja também: Como se sentir bem e bonita no pós-parto

 

Conclusão

Mesmo que apareçam algumas estrias durante a espera de seu bebê, não significa que você não continuará linda. 

As estrias são marcas que muitas mães carregam na barriga, mas as mais marcantes são as de amor e felicidade que um filho proporciona.

Não deixe de comentar abaixo como foi sua gravidez e compartilhe com suas amigas esse artigo. 

Confira ainda outros assuntos sobre maternidade aqui no meudiadmae. Siga-nos em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

Compartilhe!