Confira as 7 fases dos saltos de desenvolvimentos em bebês

saltos de desenvolvimentos em bebês

Você papai e mamãe sabe quais são as 7 fases saltos de desenvolvimentos em bebês? Essas são as fases de crescimento e desenvolvimento da criança que interessa a todos da família.

Desde a chegada de um bebê a rotina de uma família muda, a atenção a cada evolução da criança é muito comemorada e acompanhada de perto.

Portanto, tudo que acontece é motivo para alegrar, registrar em fotos, álbuns e deixar guardado. Saiba que cada criança tem sua fase de crescimento e desenvolvimento em particular. Vamos conferir abaixo um pouco mais.

 

Quais são os sinais de saltos de desenvolvimentos em bebês?

A mãe percebe os desenvolvimentos de seu filho, pois ela o amamenta, troca, cuida, faz dormir, dá carinho o tempo todo. Ela reconhecerá quando seu bebê está dando um passo no desenvolvimento, mesmo sem um padrão fixo.

O desenvolvimento das habilidades físicas e mentais no primeiro ano de vida é muito rápido.

Toda mudança também cria incerteza. Porque quão diferente é o mundo quando um bebê nasce sem ajuda, é tão interessante quando assustador também.

Não é de admirar, então, quando seu bebê de repente começa a procurar a mãe e o pai, reclama, chora, está com muita fome, quer ficar no braço o dia todo ou não consegue dormir à noite.

Ele está se acostumando com todas as novidades e aprendizados diários de um mundo todo novo, para ele é um universo encantador.

 

Como os pais reagem com os saltos de desenvolvimentos do bebê?

Todavia crescer é cansativo, aprender uma nova habilidade e redes neurais requer força. O corpo do seu bebê gasta mais da metade de sua energia na expansão da estrutura cerebral.

Portanto, lidar com novas emoções, como raiva ou medo (de separação), também é trabalho. Seu filho agora precisa de muita compreensão, amor e carinho físico.

Dessa maneira, mostre que você está sempre com ele, acompanhe-o pacientemente e fique muito feliz quando ele aprender algo novo.

Você papai e mamãe não se preocupe com o desenvolvimento de seu filho, a menos que perceba realmente que está muito devagar ou apresente algum problema.

Os saltos de desenvolvimento em bebês existem, mas é preciso saber entender o tempo de cada um.

 

1. Saltos de desenvolvimentos em bebês – atenção

O primeiro salto de desenvolvimento acontece na quinta semana e é sobre a atenção da criança. Portanto, nessa fase ela percebe seu ambiente com mais força e já pode reconhecer objetos que se movem.

 

2. Saltos de desenvolvimentos – sentidos

Com oito semanas todos os sentidos do bebê amadurecem: o toque, paladar e olfato (um pouco mais tarde: ouvir, ver), principais habilidades motoras do corpo.

A criança ouve sons melhores, observa rostos, levanta a cabeça, faz careta, segura os primeiros brinquedos, pega os pés e alguns já se viram de lado, assim sendo, precisa redobrar os cuidados.

 

3. Movimentos direcionados

Com 12 semanas em média ocorre os movimentos direcionados, interação social mais forte, habilidades motoras dos dedos e treinamento de voz.

Logo após, a criança já faz outras coisas como mover a cabeça e os olhos, praticam chutes, segura nas coisas, posição de bruços, chupa o dedo; sorri, balbucia e dá muita risada.

 

4. Desenvolvimento – fase oral

O quarto desenvolvimento trata-se da fase oral, crescimento muscular e corporal, dentição. Assim sendo, muitas crianças ficam mais irritadas e choram bastante, principalmente na dentição.

Portanto, nessa fase oral tudo que pega coloca na boca, posição fica estável, primeiras tentativas de virar, aumento da atividade, buscando proximidade física, alimentos complementares podem ser introduzidos.

 

5. Salto de desenvolvimento – sentimentos

Os sentimentos tais como: os de (alegria, raiva, medo), movimento, causa e efeito, treinamento de voz, são os saltos de desenvolvimento dos sentimentos.

Ou seja, a criança se alegra, sorri conscientemente ou reage com raiva, aliena, deixa cair coisas e é pego por você, faz a primeira curva na posição de bruços, pode acenar e bater palmas, experimentar vários novos sons.

 

6. Impulso do crescimento

Nessa fase a criança começa rastejar, a falar, ou seja, desenvolve habilidades motoras e essa fase é tão importante quanto as demais.

Agora é preciso ter mais atenção e ter muito cuidado, pois a casa ou apto se tornam mais inseguros, a criança vai explorar todos os cantos, fala as primeiras palavras, e começa comer com colher.

 

7. Salto do desenvolvimento – habilidades motoras e independência

Nessa fase do desenvolvimento, o bebê começa a se sentar, iniciam-se as habilidades motoras e interação social.

Pode brincar sentado, exercitar, puxar-se sobre os móveis e subir em cima de objetos (perigo de acidente!), dá os primeiros passinhos, quer fazer tudo o que a mãe faz.

Talvez a fase mais esperando pelos pais seja essa. A criança começa ter sua independência, já corre e fica mais cansativo cuidar, pois a atenção precisa ser redobrada essa é uma fase do desafio.

Em seguida, ela já anda com mais segurança, gosta de jogar coisas, pode comer sozinho, quer impor sua própria vontade.

Confira uma lista de filmes infantis para assistir com as crianças

Conclusão

Você provavelmente deve saber que quando uma criança tem algum problema de saúde, muitas vezes de alguma forma isso interfere no desenvolvimento dela.

Muitas crianças param de crescer por uma semana ou duas. Se eles estiverem bem novamente, o crescimento será mais rápido por um tempo e, assim, compensará o atraso.

Nesse artigo de hoje falamos sobre as 7 fases dos saltos de desenvolvimentos em bebês. Esperamos que tenha gostado.

Deixe nos comentários como está sendo o desenvolvimento de seu filho e confira aqui em nosso blog outros assuntos referentes à maternidade e desenvolvimento do bebê.

Obrigada e até a próxima!

Veja também: como fazer massinha de modelar

 

Compartilhe!