Marcas de nascença

marcas de nascença

A maioria dos bebês nascem com marcas ou algumas manchinhas na pele e é comum ver recém pais pesquisando na internet sobre esse assunto. Até então as pesquisas eram sobre roupas para batizado, carrinhos, enxoval do bebê e até presentes para recém-nascidos e de repente tudo muda logo após o nascimento.

As marcas de nascença são marcas na pele que um bebê pode desenvolver antes do nascimento ou logo depois. As marcas de nascença podem ser planas ou elevadas, ter bordas regulares ou irregulares e ter diferentes tons de coloração de marrom, castanho, preto ou azul claro a rosa, vermelho ou roxo.

Então é importante ressaltar que a maioria das marcas de nascença é inofensiva e muitas até mesmo desaparecem por conta própria ou encolhem com o tempo. Às vezes, as marcas de nascença estão associadas a outros problemas de saúde.

 

O que causa marcas de nascença?

Os médicos não sabem o que causa a maioria das marcas de nascença. Elas não podem ser evitadas e não são causadas ​​por nada feito ou não feito durante a gravidez. A maioria não está relacionada a trauma na pele durante o parto. Alguns tipos podem ocorrer de forma hereditária, mas uma causa genética não foi encontrada.

 

Quais são os tipos de marcas de nascença?

Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm diferentes causas:

As marcas de nascença vasculares acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente. Ou há muitos deles ou eles são mais largos do que o normal.

As marcas de nascença pigmentadas são causadas por um crescimento excessivo das células que criam o pigmento (cor) na pele.

·        Manchas Mongólicas

As marcas de nascença Mongólicas são marcas acinzentadas na parte inferior das costas ou nas nádegas de um bebê. Elas geralmente têm alguns centímetros de tamanho.

Essas manchas estão presentes no nascimento ou aparecem logo depois. Geralmente desaparecem por volta dos 4 anos de idade. São inofensivas e não precisam de tratamento.

·        Manchas café com leite

Essas marcas de nascença comuns são manchas achatadas marrom-claras, que podem aparecer em qualquer parte da pele.

As crianças podem nascer com essas marcas de nascença, ou as marcas podem aparecer na primeira infância. Algumas crianças podem ter até 5 delas sobre seus corpos na puberdade. Essas marcas geralmente não desaparecem.

São inofensivas. Mas se seu filho teve muitas máculas café com leite quando bebê, é uma boa ideia consultar seu médico para uma investigação mais aprofundada.

O tratamento a laser às vezes pode remover essas marcas de nascença.

·        Manchas vinho do Porto e malformações vasculares

Essas marcas de nascença são grandes marcas vermelhas ou azuis causadas por minúsculos vasos sanguíneos que se expandiram. Elas estão presentes desde o nascimento.

As manchas vinho do Porto podem aparecer em qualquer parte do corpo, mais comumente em um lado do rosto, nas costas ou nas pernas e braços.

Variam em tamanho e tendem a crescer e escurecer conforme as crianças crescem. Elas também podem ficar grossas e protuberantes e não desaparecem com o tempo.

Se uma criança tiver uma mancha vinho do Porto nos braços ou nas pernas, todo o membro pode ficar maior. Manchas vinho do Porto na testa, pálpebra ou bochecha de uma criança podem estar associadas a convulsões. Mas isso é raro.

Algumas manchas vinho do Porto desbotam após o tratamento vascular a laser. O tratamento a laser não pode remover completamente essas marcas de nascença, mas geralmente pode clareá-las muito. O tratamento geralmente funciona melhor se começar no início da vida.

Se o seu filho nascer com uma mancha em vinho do Porto, peça ao seu médico para encaminhá-lo a um dermatologista para tratar. Isso é importante se a marca de nascença estiver no rosto do seu filho ou na base da coluna ou se estiver crescendo rapidamente.

·        Manchas salmão ou marcas de cegonha

As manchas salmão são marcas achatadas de cor rosa claro que estão presentes no nascimento. Você pode vê-las:

  • sobre a testa de um bebê – geralmente chamado de beijo de anjo
  • na ponta do nariz
  • nas pálpebras
  • na nuca – geralmente chamada de marca da cegonha.

Elas podem ficar mais vermelhas quando um bebê está chorando, se esforçando ou sendo fisicamente ativo.

A maioria das manchas salmão desbotam completamente nos primeiros 2 anos, não deixando marcas por 3 anos. Manchas salmão na nuca podem permanecer na vida adulta e podem ser tratadas com laser.

São muito comuns e ocorrem com mais frequência em bebês com pele mais clara.

·        Hemangiomas infantis

Os hemangiomas infantis são pequenas marcas vermelhas, planas ou azuis e inchadas que aparecem nas primeiras semanas de vida em qualquer parte do corpo. Elas são causadas ​​por um crescimento excessivo não canceroso das células dos vasos sanguíneos.

Conforme os bebês crescem, as marcas podem começar a ficar maiores e parecer elevadas e protuberantes. Elas crescem rapidamente nos primeiros 3 meses, depois diminuem. Depois de um ano, as marcas geralmente começam a diminuir. Eles geralmente desaparecem por volta de 10 anos de idade, mas podem deixar a pele solta em seu lugar.

Se o hemangioma for grande, ou sobre os olhos, nariz, lábios ou genitais de uma criança, a marca deve ser tratada para prevenir complicações como úlcera, infecção ou cicatrizes.

Dependendo da localização e do tamanho do hemangioma, a criança pode precisar usar um medicamento bloqueador beta para interromper o crescimento e prevenir complicações. Algumas marcas precoces ou finas podem ser tratadas com um gel betabloqueador aplicado diretamente na pele. Um dermatologista irá prescrever e supervisionar esses tratamentos.

O tratamento a laser às vezes é usado para tratar um hemangioma, principalmente se o tratamento puder ser iniciado antes que o ele cresça. Mas este tratamento pode ser doloroso e seu filho provavelmente precisará de várias sessões.

Os hemangiomas infantis são muito comuns. Eles aparecem em até 10% dos bebês recém-nascidos. Eles são mais comuns em bebês prematuros. Eles também são 3 vezes mais comuns em meninas do que em meninos.

Veja também: o que dar para um bebê recém-nascido

Considerações finais

Mesmo mais novinhas, as crianças observam como seus pais respondem a determinadas situações. É assim que elas aprendem como lidar com as reações dos outros.

Falar simples e abertamente sobre uma marca de nascença com as crianças torna-as mais propensas a aceitar como apenas outra parte de si mesmas, como a cor do cabelo.

Pratique respostas simples que elas podem usar se questionados sobre isso, como “É apenas uma marca de nascença. Eu nasci com isso.”

Também ajuda as crianças, emocionalmente, a estar perto de familiares e amigos que as apoiam e que as tratam normalmente. Siga o meudiadmae em nossas redes sociais. Obrigada e até a próxima!

 

Compartilhe!