A princípio há mães que sonham em ter parto natural, outras sempre quiseram ter seu bebê por meio de uma cesariana. Mas e quando o medo do parto vem junto?
É muito importante escolher a maneira como você quer parir seu filho, ouvir recomendações dos médicos e também ouvir seu coração.
Desde já a ansiedade nesse momento faz parte da vida de várias mamães e esse sentimento é normal e não deve ser motivo de vergonha.
Muito pelo contrário, é normal sentir medo de algo novo que nunca foi vivido antes.
Mas você sabia que há maneiras de amenizar o medo do parto? Separei 5 dicas para você mamãe seguir e ficar um pouquinho menos nervosa, combinado?
5 dicas para vencer o medo do parto
Se você acha que todas as mamães já nasceram prontas para parir, você está enganada.
Precisamos quebrar um pouco a magia acerca disso e falar a verdade do que realmente é o momento do parto.
Você não é menos mais pela forma como escolhe parir seu bebê, você é humana e tem sentimentos. Por isso, escute seus sentimentos ao invés da opinião dos outros.
Há pessoas que vão te dizer que o melhor jeito é parto natural, mas será que é melhor mesmo para o seu bebê? Converse sempre com o seu médico.
1. O pré-natal irá te tranquilizar
A princípio não há nada melhor do que saber desde os primeiros meses como está a sua saúde e do bebê.
O pré-natal irá te dar toda segurança necessária e irá diminuir seu medo do parto. Isso porque você poderá tirar todas suas dúvidas durante os 9 meses e ir se preparando para o momento mais esperado.
Com o pré-natal é possível saber se o coração do bebê está batendo de maneira correta, e se o seu desenvolvimento está ok.
Além disso, o pré-natal pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é oferecido 6 consultas totalmente gratuitas.
2. Se informe o máximo possível sobre tudo que envolve gravidez
Assim como falamos acima, durante todo pré-natal você irá contar com uma equipe que já está acostumada a lidar com mamães.
Deixe a timidez de lado e converse sobre tudo com seu médico. Nenhuma pergunta é boba, e saber sobre tudo que te dá medo irá ajudar no momento do parto.
O obstetra também irá te aconselhar sobre as mudanças que seu corpo irá passar. Como por exemplo quantos dias é preciso ficar de resguardo ou até mesmo quando sua barriguinha começará a voltar ao normal.
3. Conte com o apoio da família
Que tal conversar com familiares que já foram mamães? Com toda certeza elas poderão tirar suas dúvidas e te tranquilizar.
Seja com modelo de roupinha, fralda ou até mesmo o tipo de mamadeira. Contar com a ajuda de pessoas que já foram mães irá tirar muitas dúvidas do caminho.
Além disso, no momento do parto conte com a presença de um familiar, seja o papai da criança ou até mesmo sua mãe ou pai.
Ter alguém segurando sua mão irá diminuir a ansiedade e o medo do parto, isso porque eles estarão lá do seu lado te dando apoio.
4. Nenhuma gravidez é igual
Não se espelhe no parto de ninguém! Se fulana saiu do hospital andando e você precisou de 5 dias para conseguir, não tem problema.
Cada corpo é um corpo, e cada pessoa é única. Saber as experiências de cada um é interessante, mas não leve com inspiração.
Não se cobre, o importante é você se sentir bem e confortável no pré, durante e pós parto. Combinado?
5. A dor era existir nos dois estilos de parto
Seja no parto natural quanto na cesárea, a dor estará presente. E sabemos que o principal medo do parto gira em torno da dor.
Por isso, saiba que há o uso de anestesia caso você escolha no momento do parto poder usá-la, mas a dor ainda estará presente.
Converse com seu médico, tire suas dúvidas pois isso irá tranquilizar você durante o momento mais esperado!
Leve em consideração a maneira que você prefere ganhar o bebê, há mamães que optam por ter o bebê na banheira pois relaxa o corpo.
Para finalizar
Por fim, espero que as dicas acima tragam um pouco mais de tranquilidade e tire o medo do parto do seu coração mamãezinha!
Desejo a você um ótimo parto e um bom pós operatório. E lembre-se: tudo dará certo e você estará rodeada de profissionais totalmente capacitados para te ajudar.
Em caso de dúvidas, nos fale nos comentários que iremos responder o mais breve possível. Espero ter ajudado, te convido a conferir outros artigos aqui no meudiadmae e nos seguir em nossas redes sociais.
Até mais!