Pensando em engravidar? Saiba seu período fértil

periodo fertil

Se você está pensando em engravidar, saber seu período fértil irá ajudar e muito nessa missão.

Mamães de primeira e segunda viagem sempre ficam em dúvida quando é o momento certo para engravidar.

Mas a dica está em acompanhar seu período fértil e conhecer melhor seu próprio corpo. Assim sendo, seu tão esperado bebê será gerado com muito amor. 

Pensando em te ajudar, separei algumas dicas para você saber como calcular seu período fértil. Vamos lá?

 

Período fértil: saiba o tempo do seu ciclo

Você sabia que seu período fértil começa 6 dias antes da ovulação?

Então se o seu ciclo menstrual for de 28 dias, sua ovulação deve ocorrer por volta do 14º dia. Ou seja, seu período fértil e os melhores dias para engravidar serão entre o 9º ao 14º dia do ciclo.

No entanto, se o seu ciclo menstrual for regular de 26 dias, atenção pois sua ovulação pode vir a ocorrer no 12º dia.

Ou seja, mamãe, o melhor dia para tentar engravidar será do 7º ao 12º dia do ciclo de sua menstruação.

Agora para as mamães que costumam ter o ciclo de 30 dias, o melhor período para engravidar é do 11º ao 16º dia do ciclo. Isso porque sua ovulação está prevista para acontecer no 16º dia.

Caso você não saiba quanto tempo leva seu ciclo menstrual, converse com sua ginecologista para juntas identificarem corretamente. Combinado?

 

Como calcular meu período fértil?

Agora que já sabemos que o período fértil é 6 dias antes da ovulação. Que tal testar se realmente você está no dia de maior fertilidade?

Para isso, veja 2 métodos além do cálculo de contagem apresentado acima. Veja a seguir eles:

 

01 – Teste de ovulação LH

Você já ouviu falar sobre LH? Ele significa hormônio luteinizante, e este tipo de hormônio serve para ajudar a avaliar se a mulher possui problemas de fertilidade.

Além disso, através desse hormônio é possível saber se há ovulação suficiente, as funções dos órgãos reprodutores e se haverá puberdade precoce.

Com esse tipo de teste é possível identificar o pico de ovulação LH, e a ovulação costuma acontecer dentro de 24 ou 48 horas logo após o teste. 

 

02 – Exame ultrassonográfico 

Nesse tipo de exame é realizado um estudo e análise sobre o desenvolvimento folicular do ovário do paciente.

Esse exame irá resultar na ovulação, mas lembre-se, será dentro do ciclo menstrual que seu corpo já está acostumado.

A princípio o exame ultrassonográfico também é responsável por analisar e estudar o desenvolvimento do endométrio.

Esse tipo de exame é realizado no útero, além de observar os demais sinais de ovulação. Isso porque ele ajudará o paciente obter um maior conhecimento do seu período fértil, com isso, as chances de gravidez são maiores. 

Com o dia exato da ovulação em mãos após esses exames, não preciso nem dizer que a chance de seu beber vir ao mundo é maior, não é mesmo?

O ultrassonográfico é o ideal para casais que possuem dificuldade para engravidar, portanto, é ótimo entender qual o período fértil ideal para engravidar.

E você sabia que muitos casais possuem dificuldade de engravidar por conta do cortisol aumentado? Isso porque esse hormônio é responsável pelo estresse e se em um nível muito elevado pode acabar dificultando a ovulação! 

 

Como aumentar as chances de engravidar?

Não fique presa somente ao período fértil! Há diversos estudos que comprovam que praticar todos os dias relações sexuais com seu parceiro pode aumentar e muito as chances de gravidez. 

Tente nos dias férteis mas tente também em dias fora da ovulação. As chances de gravidez são menores, mas não nulas. Combinado?

Outra dica que pode indicar que você está no período periovulatório é por meio do aumento do muco cervical, aumento da libido e dor do meio do ciclo.

Além disso, uma dica mega valiosa é baixar em seu celular aplicativos sobre período menstrual.

Desde já, esses aplicativos ajudam e muito as mamães saberem quando elas irão ovular, quando a menstruação está para descer e muito mais.

Alguns aplicativos que você possa vir gostar são:

  • Menstrual Calendar;
  • Maia;
  • Clue.

Para finalizar

Espero que você tenha gostado das dicas e te desejo muita boa sorte nesse momento de querer engravidar.

Sem dúvidas a vinda de um bebê é algo que traz muita felicidade. Mas lembre-se mamãe, para engravidar muitas mamães precisam ter paciência.

Por fim, converse com sua ginecologista, siga as dicas que eu escrevi e baixe os aplicativos indicados. Você verá que logo logo seu pequeno estará em seus braços. 

Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Confira outros assuntos sobre o universo da maternidade aqui no meudiadmae. Será um prazer te ajudar.

Compartilhe!