Por que praticar Yoga? Quais os benefícios para o sono e equilíbrio mental?

Por que praticar Yoga

A cada ano que passa, a Yoga tem se popularizado cada vez mais. Conquistando o coração dos praticantes espalhados pelo mundo, esta prática milenar é capaz de concretizar um equilíbrio físico e mental que garante diversos tipos de benefícios à Saúde. Além disso, exibe-se uma ramificação de vertentes, apresentando-se tipos de Yoga capazes de se aliarem com qualquer pessoa. 

O que é Yoga? 

A palavra Yoga significa união, conexão, e o seu principal objetivo condiz com o seu conceito. Originada na Índia há mais de cinco mil anos, a Yoga é uma prática que busca englobar os campos mental, físico, emocional, entre outros.

Interligando e trabalhando o corpo e a mente, a Yoga ou também chamada Ioga, apresenta exercícios que são capazes de fornecer uma gama de benefícios para o praticante, isso porque, por meio da prática de Yoga é almejada a reconexão do praticante com a sua essência por meio da respiração, da meditação e das posturas.

Para perceber os resultados positivos é preciso praticar Yoga pelo menos 3 meses seguidos.

Isso acontece, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, torna-se possível ter uma maior consciência corporal e o controle efetivo da mente, de modo que a respiração influencie o corpo e todo o organismo atue de forma equilibrada e harmônica. 

Quais são os tipos de Yoga? 

Diante da sua popularização e diversificação, a Yoga tem se ramificado em tipos diferentes, de acordo com os objetivos do praticante e as suas origens. Entretanto, ressalta-se que a sua principal característica se mantém como uma prática que almeja o domínio e a evolução do corpo e da mente como um todo. 

Abaixo listamos os principais tipos para você praticar Yoga

– Yoga clássica: aqui se apresenta a vertente mais popular do ocidente, o Hatha, termo que caracteriza a união entre o corpo e o espírito do praticante. 

– Power Yoga: como o próprio nome sugere, este tipo de Yoga intercala posições que acabam exigindo mais força e equilíbrio, de forma a se caracterizar como uma vertente para quem almeja algo mais dinâmico. 

– Hot Yoga: esta vertente é praticada em salas com até 40 ºC. Os instrutores deste tipo de Yoga pontuam que a alta temperatura é capaz de resguardar a musculatura e desintoxicar o organismo através do suor. 

– Superioga: este tipo de Yoga foi desenvolvido pelo educador físico Paulo Junqueira, com o objetivo de incentivar a busca por uma melhor qualidade de vida. Nesta vertente, exibe-se oito séries fixas que almejam os fortalecimentos físico e psicológico. 

– Acro Yoga: como o nome sugere, nesta modalidade, aliam-se as posturas da Yoga clássica com movimentos acrobáticos. 

– Aero Yoga: possuindo sequências específicas e necessitando da orientação profissional, este tipo de Yoga se diferencia pelos tecidos presos ao teto, assim como em apresentações circenses. 

– Yoga Dance: trabalhando os chakras, que são os pontos de energia do corpo e os elementos da terra, nesta aula, que dura em média duas horas, almeja-se alinhar a liberdade da dança com a consciência que a Yoga é capaz de projetar. 

– Sup Yoga: também chamada de Paddleboard Yoga, este tipo de prática de Yoga moderna é executado geralmente em águas calmas, como lagos, realizando um stand-up. 

Quais são os benefícios de praticar Yoga?

Qualquer um dos estilos escolhidos para praticar Yoga traz benefícios para a saúde. A Yoga vai além das posturas que acabam assustando aqueles que as observam de fora, buscando uma conexão entre corpo, mente e espírito. A prática se dá com foco na respiração, proporcionando diversos benefícios ao organismo como um todo. 

Abaixo listamos os principais benefícios de praticar Yoga: 

– Aumenta a flexibilidade 

– Garante o reequilíbrio do corpo 

– Intensifica a energia vital 

– Ajuda na perda de peso 

– Melhora a digestão 

– É bom para o sistema respiratório 

– Melhora o sistema cardiovascular 

– Fortalece o sistema imunológico 

– Promove um melhor condicionamento físico 

– Pode aliviar dores corporais, como dores nas costas, entre outras

– Auxilia no controle do estresse e da ansiedade 

– Melhora o sono 

A importância de um bom sono abrange diversos aspectos da Saúde como um todo. O motivo da relevância de dormir bem se dá diante da apresentação de benefícios para o organismo, desde uma melhor saúde vital até uma melhor capacidade cognitiva.

A Yoga é uma das alternativas para melhorar o sono, pois é capaz de instituir o relaxamento, como também aumentar a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o ciclo de sono humano. Dentro desta perspectiva, também pode-se citar o Blue Calm da Puravida, capaz de auxiliar na rotina da noite, para um relaxamento profundo através do poder do azul da spirulinaA spirulina é uma alternativa para proporcionar melhor qualidade de sono.

 

Como fazer Yoga?

Dentro de todas as vertentes disponíveis para praticar Yoga, cada uma delas determina a maneira como será realizada na prática. Contudo, todas elas possuem sua base de acordo com aquilo que a modalidade apresenta. Sendo capaz de proporcionar inúmeros benefícios, a prática de Yoga deve ocorrer de forma segura.

Isto é, de modo que os limites do corpo sejam respeitados, sempre observando a questão da flexibilidade, que não é igual para todos. Além disso, o estado meditativo é prezado durante a prática, devendo a respiração e os movimentos estarem alinhados. 

A busca por um lugar amplo e espaçoso também é necessária, podendo a prática ser realizada em um tapete específico ou diretamente no chão. É recomendado o uso de roupas leves e confortáveis, de forma a evitar que a vestimenta atrapalhe os movimentos exigidos pela série determinada.

Para a prática, é orientada a busca por um profissional adequado, tornando a prática mais segura e evitando a super extensão de algum grupo muscular. Atualmente, existem diversas opções de professores atendendo on-line como também presencialmente, tornando-se o Yoga uma prática popular também pela sua praticidade, podendo ser praticada em diversos locais.

Este post foi escrito especialmente para o Meu Dia de Mãe e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável. 

Compartilhe!