Puerpério: o que é e como lidar? 03 Dicas

puerperio

Que a gravidez traz muitas mudanças para o corpo da mamãe nós já sabemos. Mas você já ouviu falar sobre puerpério?

Por conta da gravidez seu corpo pode receber diversas alterações, tanto como mudanças hormonais ou físicas, como por exemplo o pé inchado.

Conforme a gravidez vai passando, é normal que a cada semana a saúde e o corpo da mamãe mude ao longo dos 9 meses até a chegada do bebê.

Porém, após a realização do parto o corpo começa a voltar para sua forma anterior ao que estava da gestação. E é nesse exato momento que muitas mudanças ocorrem ao mesmo tempo.

Com o corpo, hormônios, rotina e a nova chegada do bebê a saúde emocional da mamãe pode estar em risco e esse período é chamado de puerpério.

 

O que é puerpério no pós-parto?

Podemos dizer que o puerpério traz com si grande impacto emocional para algumas mamães. Isso porque, não são todas que irão passar por ele.

Uma forma de quarentena, o puerpério tem como inicio de contagem assim que o bebê nasce e é retirada a placenta.

Além disso, o puerpério pode se estender até seis semanas. Tudo irá depender dos hormônios de cada mamãe. Combinado?

Esse período pode sim trazer com si diversas transformações para a mamãe, tais como a chegada do instinto materno, onde a mamãe irá aprender com diversas ações como realizar os cuidados ao seu bebê.

Como o primeiro banho, o primeiro mama, a primeira vez que troca e diversas novas descobertas que a chegada de uma criança pode trazer em nossas vidas.

Mas o que mais pode impactar no puerpério é o corpo voltando ao seu estado normal. Dessa forma, o ideal é agendar consultas com nutricionista, psicólogo e todos médicos que achar ideal.

Pois para facilitar os desafios que chegaram você precisará estar bem tanto fisicamente quanto de saúde mental.

 

03 dicas para lidar com o puerpério

Sabemos que cada mamãe lida com a chegada do seu bebê de uma maneira. Mas ter uma rede de apoio como contar com as avós e até mesmo o papai pode ajudar e muito.

Esse momento tão esperado deve ser feliz ao invés de triste. Caso perceba que se sente mais triste do que feliz, procure conversar com um psicólogo e entender esse sentimento.

Além disso, reunimos algumas dicas para você passar pelo o período do puerpério de uma maneira mais leve. Vamos lá?

 

01. Insegurança faz parte do processo

Ninguém nasce sendo mãe ou sabendo como cuidar de uma criança. Ficar insegura sobre dar banho e diversos outros fatores fazem parte da vida.

Não se culpe por não saber de algo, procure conversar com uma mamãe mais experiente ou até mesmo ligar para sua pediatra. Combinado?

Confira um artigo sobre como cuidar de um recém-nascido

 

02. Converse

Como falamos acima, converse! Não guarde seus medos. Você é suficiente mas a ajuda de outras pessoas podem deixar o caminho um pouco mais fácil.

Se ficar em dúvida de como dar banho, que tal conversar com uma mamãe ou até mesmo com a sua mãe de como ela fazia com você?

Deixar os outros participarem desses momentos deixa tudo ainda mais especial e com toda certeza eles estão apenas esperando seu pedido de ajuda.

 

03. Tenha uma rotina

Com a chegada do bebê pode ser difícil ter uma rotina mas ter um tempo para você é essencial.

Peça ajuda para seu parceiro ficar com o bebê em determinados momentos para que você tome um banho ou coma tranquila.

O mais importante é sempre procurar e aceitar ajuda, não se deixe sobrecarregar totalmente pois isso te fará mal psicologicamente.

Veja também: Como se sentir bem e bonita no pós-parto

 

Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar com a gente alguma dica, fique a vontade. Será um prazer te escutar. Confira outros assuntos aqui no blog meudiadmae. Siga-nos em nossas redes sociais.

Até mais.

Compartilhe!