Saltos de desenvolvimento em bebês

saltos de desenvolvimento

O que significa os saltos de desenvolvimento em bebês: eles realmente existem?

Já sabemos que os bebês passam por certo número de saltos de desenvolvimento, por exemplo, na 5ª, 8ª, 12ª e 26ª semana. Pelo menos é o que diz uma teoria popular, mas isso é realmente verdade?

Abaixo confira mais sobre os saltos de desenvolvimento e fique por dentro. Bora ler?

 

Os bebês têm saltos de desenvolvimento?

Sim, mas de acordo com o conhecimento recente, eles funcionam de maneira diferente do que geralmente se supõe.

Um salto de desenvolvimento infantil é, na verdade, mais uma fase de desenvolvimento em que seu bebê ganha novas habilidades mentais e físicas.

A base é uma rede cada vez melhor de células nervosas no cérebro do seu filho. Está certo de que o crescimento físico não ocorre nos oito principais saltos de crescimento.

Para o crescimento de bebês e crianças pequenas atualmente assume que haverá muitos intervalos de crescimento pequenos e irregulares.

Conforme se notou em pesquisas realizadas, você mesma mamãe pode mediar o desenvolvimento diário de seu bebê, utilizando um dispositivo de medição eletrônico, (mais precisamente, a parte inferior da perna) em micrômetros (0,001 mm).

Notou-se que não há intervalo fixo no crescimento. Esses saltos de crescimento têm um intervalo de dois a dez dias.

 

Portanto, não há saltos de desenvolvimento em semanas fixas de vida?

Não. “Todo bebê cresce de maneira diferente”. “Não há muitos grandes saltos de desenvolvimento, mas muitos pequenos.” Quando seu filho cresce quanto depende de um grande número de fatores.

Não existe programa geneticamente determinado após a adição de cinco centímetros de comprimento na 5ª, 8ª e 12ª semana.

Mesmo em milhares de medições, não  conseguimos encontrar nenhuma regularidade.

Nem no crescimento que uma criança está passando nem na comparação de bebês. Do ponto de vista  científico esses supostos saltos no desenvolvimento não têm base alguma, confirma o pediatra.

Medições diárias das circunferências da cabeça nos primeiros 40 dias e não vimos evidências de um salto no crescimento da cabeça, como ele fez no 3º ao 4º nesta teoria.

“A semana é descrita, nossa experiência em observar o desenvolvimento em curto prazo (com medições diárias) também se opõe ao fato de que todos os bebês crescem e ficam mais fortes ao mesmo tempo“.

 

O que é problemático com a teoria do salto de desenvolvimento?

A teoria sugere que seu bebê precisa passar por certos saltos de desenvolvimento em semanas definidas com precisão.

Você compara as habilidades do seu bebê com o que os outros no grupo de rastreamento já podem fazer.

Existe uma pressão  real entre os pais, que pode ser sentida no primeiro ano de vida, como mais tarde na escola.

O meu já pode escrever, o meu pode ler antes da escola, etc.

Esse tipo de comparação que existe é desagradável às vezes, e deve ser ignorado, uma vez que cada criança tem formas diferentes de desenvolvimento.

Portanto, alguns, por exemplo, andam aos dez meses, outros apenas aos 14 meses e não há nada de errado nisso ambos são completamente normais.

Se os pais sabem disso, eles podem relaxar. Portanto, não se deixe enganar pelo que os “outros” dizem, sobre o desenvolvimento do seu bebê. Comparar com um padrão inexistente apenas o estressa.

 

O que pode ajudar com a teoria do salto de desenvolvimento?

Obviamente, há exceções nas quais as etapas são ignoradas. Por exemplo, alguns bebês começam a andar sem engatinhar sensivelmente.

Mas, no geral, as habilidades físicas e mentais de seu filho se desenvolverão.

Não exatamente no momento mencionado e não como um impulso repentino, mas como fases que às vezes podem ser mais curtas e outras vezes mais longas, e algumas vezes começam mais cedo e outras vezes mais tarde.

 

Conclusão

Cada criança tem sua fase de desenvolvimento, e não importa o que os outros dizem, há seu tempo ele vai desenvolver e cada etapa vai acontecendo naturalmente.

Uma coisa é importante ressaltar seu filho preciso de um acompanhamento de um pediatra.

Uma vez que tendo orientação correta de como proceder em casa fase vocês pais ou responsáveis ficarão mais tranquilos.

Compartilhe conosco sua experiência aqui no meudiadmae com os saltos de desenvolvimento de seu filho e siga-nos em nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

Confira também: 7 fases dos saltos de desenvolvimentos infantil

 

Compartilhe!