Veja Dicas Sobre Como Produzir mais Leite Para seu Bebê

como produzir mais leite

A melhor maneira de saber como produzir mais leite materno é começar cedo, amamentar com frequência e certificar-se de que o bebê está pegando corretamente.

Algumas mulheres têm baixa produção de leite, principalmente durante as primeiras semanas de amamentação e por isso saber como produzir mais leite pode ajudar e muito. Este é o principal motivo pelo qual algumas mães começam o desmame ou passam para a alimentação com fórmula. No entanto, é raro uma mãe produzir menos leite do que o necessário e existem várias fases do desenvolvimento do bebê. Vamos ver algumas dicas.

Quais são algumas das razões para uma produção de leite baixa?

Existem muitas razões diferentes pelas quais algumas mulheres têm baixa produção e tem dificuldades em como produzir mais leite, incluindo:

  • Atrasos na amamentação após o parto ou separações da mãe e do bebê, como se o bebê precisar ser internado no berçário de cuidados especiais ou se a mãe não estiver bem após o parto, pode ser muito mais difícil em como produzir mais leite.
  • Má fixação ao seio, o que pode ser causado por mamilos achatados ou invertidos, um laço de língua ou lábio, um bebê sonolento por causa de icterícia ou um parto difícil ou prolongado, também são pontos que podem ser abordados em como produzir mais leite.
  • Se a mãe não estiver bem devido a problemas após o nascimento do bebê
  • Alimentação programada, em vez de alimentar o bebê sob demanda tomar uma pílula
  • anticoncepcional oral que contém estrogênio não possuem relação com a cor do leite materno.
  • Pular a amamentação e oferecer um suplemento alimentar com fórmula, mas não extrair o leite materno naquele momento para garantir que o suprimento continue atendendo à demanda do bebê
  • Uso a longo prazo de manequins ou protetores de mamilo
  • Fumar

como produzir mais leite

O suprimento de leite materno pode ser baixo e precisar de um aleitamento materno complementado se a mulher tiver problemas médicos, como síndrome do ovário policístico, hipotireoidismo, diabetes e pré-diabetes, ou tomar alguns medicamentos para pressão arterial e preparações para gripe e resfriado, ou tiver tomado a pílula anticoncepcional ou se for infértil podem envolver se a mãe precisa saber como produzir mais leite.

Em algumas mulheres, a cirurgia da mama ou do mamilo dificulta a amamentação e também em como produzir mais leite. Em algumas mulheres, os seios não se alteraram durante a puberdade e no início da gravidez de forma a tornar a amamentação mais fácil.

Comportamento típico de bebê

Alguns profissionais de saúde e mães têm uma expectativa irreal de como o bebê se comportará pois ele alimenta se do leite materno e podem estar preocupados que o comportamento normal do bebê possa indicar a baixa oferta, e dessa forma a mãe precisa saber como produzir mais leite.

Se o seu bebê está tendo um bom número de fraldas molhadas todos os dias, a baixa produção de leite e nem a cor do leite materno são uma causa provável.

Alguns problemas com a amamentação incluem:

Querer ser alimentado com frequência  

O leite colostro é digerido em cerca de 1,5 a 2 horas, enquanto a fórmula leva mais tempo para digerir sendo mais exigente à noite; você pode produzir menos leite neste momento e seu bebe solicitará menos mamadas ou irá ‘ alimentar em grupo ‘ (alimentar com frequência em determinados horários do dia) e tudo isso envolve se você deseja saber como produzir mais leite.

Tendo um período agitado ou instável no dia que pode durar algumas horas

Gostar de mamar mesmo depois de ter tido uma boa mamada, sugar conforta-os

querendo muito carinho e contato pele a pele, isso os faz sentir seguros e garante que as necessidades do bebê sejam atendidas e às vezes não possui qualquer relação com a mãe querer saber mais como produzir mais leite.

Querer mamar com mais frequência 

Isso acontecerá quando um bebê estiver tendo um grande crescimento, ou seja, o aumento da alimentação aumentará sua oferta de leite colostro, reduz a quantidade de tempo de sucção na mama, isso geralmente acontece após 2 ou 3 meses, conforme seu bebê se torna mais eficiente na mama e também pode não possuir qualquer relação em como produzir mais leite

É normal a  mãe querer saber como produzir mais leite?

Embora a amamentação seja diferente para cada mulher, o seguinte não significa que você tenha um baixo estoque e não precisa saber como produzir mais leite:

  • Seus seios de repente parecem mais macios, isso é normal, pois o suprimento de leite se ajusta às necessidades do bebe em como ele alimenta se do leite materno
  • seus seios não vazam colostro materno, param de vazar ou só vazam um pouco
  • você não sente uma ‘ queda ‘ quando o leite sai do peito e dessa forma não vai precisar de aleitamento materno complementado
  • você não consegue bombear muito com uma bomba elétrica – lembre-se que o bebê é muito mais eficiente e sempre receberá mais do que uma bomba
  • quando e quanto você bombeia diminui com o tempo

como produzir mais leite

Como posso saber se o bebê está recebendo leite suficiente?

Sempre olhe para a imagem inteira para garantir que o crescimento e o desenvolvimento do bebê estão dentro dos limites normais. O bebê está recebendo leite suficiente se:

  • passe por 6 a 8 fraldas molhadas em um período de 24 horas, incluindo pelo menos algumas fraldas sujas
  • acordar para mamar sozinhas e mamar vigorosamente no peito
  • ter de 8 a 12 mamadas em 24 horas
  • passar um banco amarelo macio
  • sossegar e dormir bastante bem após a maioria das mamadas de colostro materno
  • está de volta ao peso de nascimento em cerca de 2 semanas
  • ganho em média 150g ou mais todas as semanas durante os primeiros 3 meses
  • Se o seu estoque estiver baixo
  • O suprimento de leite é considerado baixo se você não estiver produzindo leite suficiente para atender às necessidades normais de crescimento e desenvolvimento do bebê.

O baixo suprimento de leite é geralmente uma situação temporária que melhorará com o apoio e manejo adequados da amamentação em saber como produzir mais leite. Produzir mais leite tem a ver com oferta e demanda, quanto mais leite é retirado da mama, mais leite é produzido. Quanto menos leite removido, menos produzido.

Como produzir mais leite

O seguinte pode ajudar em como produzir mais leite materno:

  • certifique-se de que o bebê está pegando bem e removendo o leite de maneira eficiente da mama
  • esteja preparado para amamentar seu bebê com mais frequência – amamente quando necessário, pelo menos 8 vezes em 24 horas para um bom desenvolvimento do bebe
  • mude seu bebê de um seio para o outro; ofereça cada peito duas vezes
  • certifique-se de que seus seios estão bem esvaziados em cada mamada ou sessão de bombeamento; você pode retirar o leite após a mamada para ter certeza do desenvolvimento do bebe mes a mes.
  • não passe mais de 5 horas sem tirar o leite seu bebê no seio chupando é a maneira mais eficaz de fazer isso, mas caso contrário, use uma bomba manual ou elétrica
  • quando seu bebê estiver amamentando, comprima seu seio para ajudar o fluxo de leite, pois isso também irá encorajar uma sucção mais eficaz
  • certifique-se de beber muita água, fazer uma dieta saudável e balanceada e não perder nenhuma refeição
  • também certifique-se de que está descansando o máximo possível entre os feeds

Como podemos observar existem várias fases de desenvolvimento do bebe e juntamente com isso uma boa informação é o que precisamos não só para ficarmos mais tranquilas quanto ao desenvolvimento do bebe mas também para nós mesmas.  

Compartilhe!